Projeto Pedagógico

Através deste projeto pedagógico tentaremos ao longo do ano adequar as estratégias de ação, de modo a respeitar o desenvolvimento de cada grupo e da criança como ser individual, para que o seu desenvolvimento se faça de forma saudável, harmoniosa e feliz.

Tentaremos sempre envolver e solicitar a colaboração dos pais (família), pois acreditamos que só através deste envolvimento pais/escola conseguiremos verdadeiramente atingir os nossos objetivos.

Objetivos gerais

  • Promover a formação pessoal e social;
  • Promover a descoberta de si mesmo, dos outros e do meio envolvente;
  • Desenvolver a criatividade, imaginação, raciocínio e linguagem;
  • Desenvolver a capacidade de observar e o desejo de experimentar;
  • Despertar a curiosidade e o sentido de descoberta como forma de aprendizagem;
  • Explorar / desenvolver os diferentes temas através das várias expressões: motora, plástica, dramática, musical, etc;
  • Incentivar a aquisição de novos conteúdos temáticos ampliando o conhecimento da criança acerca do mundo que a rodeia;
  • Proporcionar um ambiente seguro e afetivo onde a criança se sinta acolhida, integrada e motivada para a aprendizagem;
  • Incentivar a participação dos pais no processo educativo.

Objetivos específicos

1. Área de formação pessoal e social

  • Favorecer a autonomia da criança nos hábitos de higiene, alimentação;
  • Valorizar as atitudes de ajuda e partilha;
  • Incentivar o respeito pelas regras estabelecidas;
  • Interiorizar e utilizar noção como “obrigado”, “se faz favor”, “desculpa”;
  • Desenvolver o sentido de responsabilidade e cooperação.

2. Área da expressão e comunicação

Expressão motora

  • Explorar diferentes formas de conhecimento tomando consciência das diferentes partes do seu corpo;
  • Desenvolver a agilidade e a coordenação de movimentos;
  • Incentivar a realização de actividades que permitam andar, correr, trepar, subir, descer.

Expressão dramática

  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver diferentes tipos de expressão (oral, gestual, corporal) como forma de comunicação;
  • Participar em situações de jogo simbólico, brincar nos cantinhos, jogos mimados, dramatização de canções, lengalengas, histórias.

Expressão musical

  • Estimular o gosto pelos sons e pela música;
  • Aprendizagem e/ou dramatização de canções;
  • Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons;
  • Movimentar-se ao som da música;
  • Construir e explorar instrumentos musicais.

Expressão plástica

  • Promover o contacto com diferentes materiais e técnicas;
  • Estimular a expressão gráfica e plástica como forma de expressão;
  • Realizar trabalhos tendo em conta os vários temas que se forem focando;
  • Fomentar o cuidado e organização no manuseamento e conservação dos materiais;
  • Desenvolver a destreza manual e a motricidade fina;
  • Desenvolver o sentido estético e a criatividade;

Domínio da linguagem oral e abordagem linguagem escrita

  • Participar em diálogos e conversas de grupo;
  • Utilizar a linguagem como forma de exprimir sentimentos e pensamentos;
  • Ser capaz de ouvir, recontar, inventar histórias, poesias, lengalengas;
  • Estimular a expressão verbal;
  • Desenvolver a linguagem oral e ampliar/enriquecer o vocabulário.

Domínio da matemática

  • Adquirir noções de espaço: dentro/fora, à frente/atrás, Em cima/em baixo, alto/baixo;
  • Adquirir noções de tempo: agora/depois, dia/noite, dias da semana;
  • Adquirir noções de forma, tamanho, cor;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;

Área do conhecimento do mundo

  • Saber o seu nome e a idade;
  • Conhecer as rotinas do jardim infância;
  • Estimular a curiosidade, o desejo de saber e a capacidade de observar;
  • Conhecer o meio próximo (a família, a casa, as profissões, meios de transporte…);
  • Conhecer os diferentes elementos do meio natural (os animais, as plantas, as estações do ano,…).

Temas a desenvolver

Para uma vida melhor vamos falar sobre…

  • A importância dos livros e da leitura na vida da criança;
  • Socializar (aprender a partilhar, a viver em sociedade, a respeitar os outros);
  • Preservar a Natureza (reciclar e poupar);
  • As boas maneiras ajudam a conviver;
  • Vamos envolver os pais (famílias) no processo educativo da criança. Através de trabalhos, festas, participações em atividades e realização do Livro das recordações.